Slackline

Você já ouviu falar em Slackline? É um tipo de esporte no qual o praticante mantêm-se equilibrado sobre uma fita de nylon a uma certa altura do chão (uns 30 cm), realizando diferentes manobras. Esse esporte não é apenas uma brincadeira, ele traz benefícios para o corpo, desenvolvendo a força muscular, equilíbrio, coordenação, velocidade de reação e concentração. É indicado para crianças a partir dos 05 anos e adultos na faixa dos 80 anos. A fita flexível geralmente amarrada em árvores possibilita ao praticante fazer muitos movimentos e até saltos. A técnica é aperfeiçoada com muito treino e dedicação.
O Slackline teve origem na escalada, no final dos anos 70, através de atividades realizadas por escaladores do vale de Yosemite (EUA) nas horas vagas. Eles esticavam suas cintas para escalada entre duas árvores ou pedras tentando andar sobre elas de uma ponta a outra. A atividade evoluiu até transformar-se em um esporte organizado com modalidades.
Na técnica mais simples, a cinta não é muito longa e é colocada bem baixa. Os movimento são mais lentos e relaxantes.

Outras modalidades:

TRICKLINE – é a mais praticada e permite manobras de saltos e bastante equilíbrio a 60 cm do chão, necessitando de um bom preparo físico.

LONGLINE – feito com fitas a partir de 20 metros, exige muito equilíbrio e força muscular devido ao comprimento da fita.

HIGHLINE – praticado em alturas superiores a 5 metros, requer experiência e conhecimento de alpinismo. É preciso utilizar equipamentos de segurança para evitar acidentes.

WATERLINE – bem diferente, é praticado sobre a água. Isso vale para rios, piscinas, praias, lagos, etc.

Como praticar:

Amarre as fitas entre duas árvores fortes de galhos grossos. Tente se equilibrar com um pé e depois coloque o outro. Flexione os joelhos, levante os braços e concentre-se no seu centro de equilíbrio (abdômen). Olhe sempre para a frente e tente caminhar sobre a fita com calma. E antes de montar, proteja as árvores com equipamentos especias (também pode ser papelão, pedaços de carpete e isolantes térmicos para camping).

Antes de tudo, procure os equipamentos próprios para Slackline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade