Solenidade do nascimento de João Batista

A Solenidade do nascimento de João Batista é comemorada no dia 24 de junho, sendo o único santo, além da Virgem Maria, a ter comemorado seu aniversário natalício.

São João Batista nasceu a apenas seis meses antes de Jesus Cristo, que era seu primo. O seu nome foi revelado a seu pai, Zacarias, por um anjo de Deus, que há anos orava com a esposa para que tivessem um filho.

Alguns estudiosos acreditam que depois da idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, que se situaria à beira do Rio Jordão ou Mar Morto. Ele manteve-se em constante penitência e oração. Esta conclusão se dá por uma passagem no livro de Mateus que diz: “João usava um traje de pelo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”.

João Batista foi o último profeta a anunciar a vinda do Messias e preparou o caminho do Senhor com pregações e o batismo de penitência (por isso Batista). Podemos observar isso, conforme citação bíblica: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhes as sandálias, ele vos batizará no Espírito Santo” Mateus 3,11.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade