Surf waves – Surfando nas ondas

Quer pegar uma onda? Peça uma dica a um surfista! Os surfistas são representados por uma cultura diversificada que tem como base dirigir nas ondas. Apesar de haver ondas em todo e qualquer litoral, nem sempre uma onda pode ser considerada “surfável”, ou seja, possível de se “pegar”. O surfe é um esporte na qual o praticante monta uma prancha na crista ou no rosto de uma onda, que leva o surfista em direção ao litoral.

O tamanho de uma onda em um mar ou oceano é determinado pela força do vento e o seu comprimento (horizontal, antes do rebento). Devido a este fato, o Surf é predominante em costas expostas a grandes extensões do oceano que são atravessadas por intensos sistemas de baixa pressão – a onda é sempre gerada quando o vento sopra consistentemente ao longo de uma grande e aberta área de água.

As condições locais do vento podem afetar a qualidade da onda, e sua superfície pode se tornar instável em condições turbulentas. Em condições ideais, há um vento leve a moderado “offshore”, pois ele sopra na frente da onda, tornando-a em forma de “barril” ou “tubo”.

Porém, o que mais influencia a forma da onda é a topografia do fundo do mar (diretamente por trás e imediatamente por baixo da onda de ruptura). Cada onda é diferente, já que a topografia subaquática de cada local é único. Próximo às praias, os bancos de areia podem mudar de forma de semana para semana. A previsão no Surf é auxiliada por avanços tecnológicos. A modelagem matemática representa graficamente o tamanho e direção de ondas ao redor do globo.

BIG WAVE SURFING (SURF EM ONDAS GIGANTES):

Esta é uma modalidade do surfe na qual surfistas experientes remam ou são rebocados para ondas de pelo menos 6,2 (20 pés) de altura, sobre pranchas conhecidas como “guns” (armas) ou “rhino chasers” (caçadoras de rinocerontes).

LOCAIS FAMOSOS PARA SURFAR:

Arugam Bay, Ullae (Pottuvil, Sri Lanka)

Bells Beach (Victoria, Australia)

Jeffreys Bay (Eastern Cape, South Africa)

La Libertad (El Salvador, Central America)

Mavericks (California, U.S.A.)

Pipeline (Oahu, Hawaii)

Teahupo’o (Tahiti)

Zicatela Beach (Mexican Pipeline)

Costa da Caparica (Almada, Portugal)

Supertubos (Peniche, Portugal)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade