Terra Papagalli – A história do Brasil como você nunca viu

Terra Papagalli é um livro que fala sobre a descoberta do Brasil de uma forma bem diferente. Misturando fatos reais e ficção, apresenta relatos de um português acerca de sua experiência em um país recém-descoberto, chamado por ele de “Terra dos Papagaios” (Brasil). A história provoca risos do começo ao fim, começando pela narrativa do personagem protagonista Cosme Fernandes. Ao se meter em uma grande encrenca, é enviado como punição para a expedição de Pedro Álvares Cabral rumo ao “Novo Mundo”, que acaba se revelando um paraíso. O problema é que junto a ele estão 20 condenados de caráter nada confiável, o que prevê problemas e confusão. Terra Papagalli foi escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, e foi lançado em 1997 após três anos de pesquisa. O livro é uma paródia de fatos históricos escrito em linguagem do século 16 no formato de carta. Todos os acontecimentos são narrados a partir do ponto de vista de Cosme Fernandes através de um diário destinado ao Conde de Ourique. Os textos
são bastante engraçados no estilo comédia pastelão e há até dicionários e bestiários explicando algumas palavras e expressões (algumas inventadas).

Terra Papagalli - A história do Brasil como você nunca viu

Torero e Pimenta colocaram um pouco de crítica a certos sistemas e fazem intertextualidade com outras
obras. Os degredados exilados na “Terra dos Papagaios” passam muitas aventuras, incluindo que incluem ataques a tribos indígenas inimigas. Seu relacionamento com os índios (da paz) gera muitas situações inusitadas, casamentos, filhos e confusões. Cosme Fernandes, que se torna “Bacharel da Cananeia”, e outro seis degredados se estabelecem no local e passam a organizá-lo a seu modo. Detalhe para o perfil dos seis homens: Antonio Rodrigues, Simão Caçapo, João Ramalho, Jácome Roiz, Gil Fragoso e Lopo de Pina.
Apesar do estilo de linguagem meio arcaica, a leitura é bem prazerosa e tem uma sequência que não cansa. Como o próprio subtítulo do livro diz, é uma “narração para preguiçosos leitores da luxuriosa, irada, soberba, invejável, cobiçada e gulosa história
do primeiro rei do Brasil”.
Depois de observar os hábitos na “Terra dos Papagaios” e definir 10 mandamentos para se viver bem nela, Cosme Fernandes (ou o Bacharel da Cananeia) conclui para o Conde de Ourique: “E o resumo de meu entendimento é que naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido”.

 

2 Responses to Terra Papagalli – A história do Brasil como você nunca viu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade