Teste do pezinho

Esse teste consiste em um exame laboratorial muito simples e seu objetivo é detectar desde cedo doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas, que mais tarde podem ocasionar lesões irreversíveis na criança. Os testes são de três tipos: Básico, Ampliado e Plus. Em alguns locais existe também o tipo Master.

O exame é feito com a coleta de amostras de sangue retiradas do calcanhar do bebê. Esse procedimento não traz nenhum risco para a criança. O resultado leva de 7 a 10 dias para ser enviado ao pediatra.

As doenças que podem ser detectadas no exame são: Fenilcetonúria, galactosemia, hipotireoidismo, hiperplasia adrenal, fibrose cística, toxoplasmose, deficiência de biotinidase, G6PD, rubéola, anemia falciforme, MCAD, sífilis, citomegalovirose, doença de chagas, AIDS, surdez congênita não sindromica e espectrometria de massa em tandem.

A recomendação é realizar o teste a partir do 3º dia de vida do bebê, não existindo impedimento para ser realizado com mais dias de vida. Porém, o tratamento da possível doença que ele pode ter se tornará mais eficaz se for feito o quanto antes.

Lembre-se também de vacinar seu filho, nos períodos estipulados. A saúde do seu filho vale muito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade