Tiradentes, feriado do dia 21 de Abril. Saiba o que será comemorado nesse grande dia

Esse ano de 2017 é repleto de feriado, e isso é excelente para o nosso descanso ou até mesmo para as pessoas que estão estudando ou em um projeto, e com isso precisam de tempo para focar no que é necessário, e o próximo feriado vai ser o dia 21 de abril, que esse ano cai em uma sexta-feira, nesse dia é comemorado o dia de Tiradentes, todo mundo aproveita esse dia de folga, mas você sabe realmente o que é comemorado nesse dia? Entenda um pouco sobre Tiradentes e o porque desse feriado nacional.

Tiradentes

Tiradentes

Vamos conhecer um pouco sobre Tiradentes

A historia brasileira é repleta de heróis, e um deles é Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, ele nasceu em Minas Gerais, no ano de 1746, perdeu seus pais muito novo, então foi criado pelo seu padrinho na cidade de Villa Rica, que atualmente é conhecida como Ouro Velho. Ele começou seu trabalho como ambulante, anos depois virou dentista, foi por causa da sua profissão que venho a ser conhecido como Tiradentes, ele também já trabalhou como tropeiro, minerador, comerciante entre outros, aos 18 anos entrou na carreira militar, e virou soldado de arma de cavalaria.

Mas, o que levou Joaquim José ser conhecido como Tiradentes e virar herói

Na época em que o Brasil era colonizado pelos portugueses os impostos pagados a eles eram altíssimos, os brasileiros eram humilhados pelos portugueses, foi por causa disso que começou a Inconfidência Mineira, um dos movimentos revolucionários do Brasil, e Tiradentes vendo isso, se envolveu nesse movimento, isso ocorreu em 1789, em que um dos motivos era liberar o Brasil da corte portuguesa, Tiradentes viajou até o Rio de Janeiro, aonde começou a ter ideias para isso, e quando voltou a sua cidade começou a divulgar isso, porem nem todos foram a favor dele, o coronel Joaquim Silvério dos Reis denunciou ele e seu grupo, Tiradentes ficou três anos preso no Rio de Janeiro, assumindo toda a culpa e livrando seus companheiros de movimento.

Como punição pelo movimento Tiradentes foi sentenciado a morte, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, isso aconteceu no Rio de Janeiro, no campo Lampadosa, hoje esse local é conhecido como Praça do Tiradentes, mesmo com a morte do grande líder, o movimento continuou, e o Brasil se tornou independente 30 anos depois.
No ano de 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, e foi a partir de 1890 que ficou reconhecido como herói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade