Uma equipe superpoderosa: A Liga da Justiça

A editora americana DC Comics acertou em cheio quando resolveu se inspirar na Sociedade da Justiça (1940) para criar uma equipe muito especial, composta por super-herois de peso para unir forças contra o mal. Chamada de Liga da Justiça, teve sucesso imediato com a presença de vários personagens vindos de outras histórias, com destaque para Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte. Essa formação, também chamada de “Os Sete Magníficos”, foi a mais conhecida de todas e foi mantida em outras fases. Foi algo muito novo e interessante para os fãs de revistas em quadrinhos, pois eles podiam ver seus heróis juntos em emocionantes aventuras lutando contra inúmeros vilões.

Atualmente denominada Liga da Justiça da América (LIA), originou algumas séries com outras formações:

Era de Prata e de Bronze – reintroduziu alguns personagens da Era de Ouro (Joel Ciclone, Lanterna Verde, Pantera) e o adolescente Snapper Carr durante a década de 1950. Operavam em uma caverna secreta na cidade de Happy Harbor.

Fase Satélite – na década de 1970 acontece a mudança para um novo quartel-general, um satélite que orbitava a terra. Os membros eram 7: Arqueiro Verde, Eléktron, Átomo, Gavião Negro, Canário Negro, Vingador Fantasma, Homem Elástico e Tornado Vermelho, e mais tarde entram Zatanna e Nuclear.

Fase Detroit – em 1984 a equipe é substituída por integrantes mais jovens (influência do sucesso dos Novos Titãs) como Vixen, Cigana, Gládio, Vibro, Caçador de Marte, Zatanna e Homem Elástico, operando em uma base em Detroit. Inicialmente liderada por Aquaman, contou com o retorno de Batman para agradar os fãs, mas isso não foi o suficiente.

 

Liga da Justiça Internacional – uma equipe constituída de personagens de terras diferentes estreou na minissérie Lendas, primeiro grande evento do Universo DC , em histórias com um certo tom de humor. Apesar de ter sido bem aceita, não foi pra frente devido à  dificuldade dos profissionais em criação lidarem com humor e heroísmo ao mesmo tempo. A primeira formação incluia Batman, Canário Negro, o Lanterna Verde Guy Gardner, Besouro Azul, Capitão Marvel, Doutora Luz, Senhor Destino, Capitão Átomo, Fogo, Gelo e dois Sovietes Supremos.

Bom, mas no final o que prevaleceu foi apenas uma série com os sete membros originais, sucessores (Wally West, Flash, Lanterna Verde) e alguns estreantes (Oráculo, Aço, Homem Borracha). Essa foi uma decisão tomada pela DC, após observar as baixas vendas das séries derivadas e cancelar essas revistas. Lançada em 1997, LJA tratava-se de uma volta às origens com os herois mais poderosos e uma base de alta tecnologia localizada na Lua, chamada Torre de Vigilância. Os vilões também eram mais ameaçadores  do que nunca, vindo em exércitos cósmicos prontos para destruir a terra. Trabalho para a Liga da Justiça da América não faltava; quando a ameaça ia além das forças de segurança humanas, a liga entrava em ação.

 

Filmes e desenhos

Até o momento, apenas um filme com alguns membros da Liga (Gelo, Flash, Lanterna Verde) foi feito, e não foi bem sucedido.

A primeira aparição em um desenho animado foi em 1967 no desenho animado da Filmation, Justice League of America, no segmento para o programa The Superman/Aquaman Hour of Adventure.

De 1973 a 1986 foram retratados no desenho Super Amigos.

Em 2001 a Warner Bros. produziu o desenho “Liga da Justiça”, a série animada mais elogiada pelos críticos, fãs e leitores.

A Liga da Justiça é muito querida por crianças e adultos, tema constante de festas de aniversário e fantasias para festas.

 

2 Responses to Uma equipe superpoderosa: A Liga da Justiça

  • moyses says:

    Já estou até estou gostando a nova formação da Liga da Justiça novos 52 agora que o Batman já é lider dos fundadores da Liga dá ordem com os membros. Só que o uniforme do (Ajax) O Caçador de Marte está ridículos vai ter é melhorar um pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade