Você sabe o que é o exame papanicolau ?

O exame papanicolau (citologia oncótica) deve ser realizado em mulheres com vida sexual ativa e serve para prevenir o câncer de colo de útero. A recomendação é de que o exame seja realizado uma vez ao ano. Depois de três anos consecutivos em que o resultado seja negativo, a mulher pode passar a fazê-lo a cada três anos.
Ao realizar o exame, o médico irá coletar material uterino que será examinado em laboratório. Ele é bastante simples e não é oneroso. O grande problema é que muitas mulheres sentem vergonha em realizá-lo.
Sua criação foi dada pelo Doutor George Papanicolau em 1940. O sucesso do exame é muito grande, pois ele detecta doenças no colo do útero, evitando que se torne câncer ao realizar o tratamento adequado. E ele não apenas diagnostica a doença, mas também determina qual o risco da mulher vir a ter o câncer.
Realizando o exame todos os anos, é possível mais tarde verificar com seu médico qual passará a ser a frequência com que deverá ser feito.
Alguns são os fatores que podem contribuir para o aparecimento do câncer:
– Falta de higiene pessoal;
– Multiparidade ou ter tido vários filhos;
– Grande número de parceiros sexuais;
– Dar início precocemente a atividade sexual;
– Ter tido alguma DST;
– Fumante;
– Estar imunodeprimida;
– Estar com parceiro que teve câncer de pênis;
– Ter passado por câncer de vulva ou de vagina.
Se você se enquadra em algum destes casos, o exame é extremamente indicado, mas mesmo quem não passou por nenhuma dessas situações deve realizá-lo anualmente.
Para que possa ser feito o exame Papanicolau você deve marcar com seu ginecologista uma semana antes da menstruação, evitar duchas vaginais, evitar uso de cremes vaginais e evitar ter relações sexuais três dias antes do exame.
Para realizar o exame completo o médico primeiro irá apalpar as mamas. Depois disso é examinado a parte externa da vulva em que se introduz um instrumento, denominado espéculo (ou bico de pato) no canal da vagina, sendo possível visualizar o colo do útero, ou seja, a parte final do útero, onde ficam as células para serem examinadas através de microscópio por um laboratório de citopatologia.
Mesmo as mulheres virgens podem podem realizar este exame sendo usado, neste caso, um espéculo em tamanho especial, o virgoscópio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade