X-Men

A história que deu origem ao grupo dos X-Men deu muito lucro à Marvel Comics e tornou-se  um de seus maiores sucessos. Criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, os X-Men são uma equipe de super-heróis com poderes especiais treinados e liderados pelo telepata Charles Xavier (Professor X). São mutantes, e por isso são discriminados pela sociedade; então vivem no Instituto Xavier, uma espécie de escola para mutantes, onde aprendem a controlar e lidar com seus poderes sem prejudicar os outros e si mesmos. O roteiro foi sendo desenvolvido e modificado, resultando em enredos muito bem elaborados e importantes para dar procedimento à trama. No início eram apenas 5 personagens, mais tarde esse número aumentou bastante. Além de lutarem contra seus conflitos pessoais, os personagens têm que enfrentar outros mutantes que usam seus poderes contra a humanidade como forma de vingança pela rejeição que sofrem. Apesar de serem oprimidos pelos humanos, o grupo de Xavier tenta protegê-la dos vilões liderados por Magneto, um mutante com o poder de controlar metal e criar campos magnéticos. Magneto odeia os humanos e deseja dominar o mundo.
Nos anos 60 as vendas de HQ foram satisfatórias apenas no início. Na década de 70, Chris Claremont entrou para a Marvel e “ressucitou” os quadrinhos, reformulando o visual e introduzindo novos personagens. Nos anos 80/90 Jim Lee revolucionou os personagens com novos desenhos.
Vários temas são trabalhados na história ,na qual os personagens são considerados uma  metáfora para a minoria que sofre preconceito e discriminação. O diferencial em relação a outros HQ é a grande diversidade étnica e cultural. Embora diferentes de origem, todos compartilham um dom especial. E o que Xavier busca é promover a harmonia entre todos em um mundo de paz.
O sucesso de X-Men foi tanto, que gerou animações e adaptações para a T.V e cinema. O primeiro desenho foi a série The Marvel Super Heroes. Já o primeiro filme saiu em 1996 (feito para TV) e foi baseado na série Geração X. Em 2000 foi lançado X-Men – O Filme, um verdadeiro sucesso aclamado pelos fãs e pela crítica. Essa adaptação cinematográfica incentivou o renascimento de outros filmes baseados em super- heróis, que viraram febre nas telonas e continuam sendo retratados até hoje. Em 2003 houve a sequência, considerada por muitos, superior ao primeiro longa. As novas séries animadas também ressurgiram; de 2000 a 2003 foi exibida na televisão a série X-Men Evolution, mostrando os personagens ainda adolescentes frequentando o colegial em escolas comuns.
Em 2009 a história de Wolverine foi narrada em X-Men Origens: Wolverine.  Em 2011 foi lançado X-Men: First Class, que é voltado aos acontecimentos do período em que Charles Xavier conheceu Magneto. Mais fiel aos quadrinhos, agradou o público em geral e certamente terá sequências.

Algumas formações:

  • Formação original (1963) – Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo.

 

  • Novos X-Men (1975) – Wolverine, Tempestade, Colossos, Noturno, Solaris, Pássaro Trovejante e Banshee, Ciclope, Jean Grey e Kitty Pride.

 

  • Terceira Formação – Wolverine, Tempestade, Colossos, Noturno, Vampira, Ciclope e Kitty Pride.

 

  • Quarta Formação – Wolverine, Tempestade, Vampira, Cristal, Longshot, Destrutor e Psylocke.

Toda a equipe foi dividida em duas após o episódio “Rei das Sombras” (nº 280/1991- Brasil nº77/1995), sendo apresentadas nas novas revistas X-Men e Uncanny X-Men.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade